top of page
Foto do escritorCELINT

DIÁRIO DE UM CONSELHEIRO - 7

Por Wanderlei Passarella - Founder & Chairman no CELINT


A ARTE E A CIÊNCIA DE SER UM(A) PRESIDENTE DE CONSELHO


Quer saber o que é preciso para atuar bem na função de Presidente de Conselho? 



A sensibilidade e a criatividade de um Chairperson são os pontos chave para sua boa atuação. Quem não consegue fazer uma leitura adequada das intenções e visões dos participantes de uma mesa diretora, bem como da cultura e paradigmas dos sócios/familiares da empresa, não consegue conduzir a contento uma tomada de decisão conjunta sobre as questões mais importantes.

Um exemplo contundente dessa necessidade vivenciei há alguns anos, quando estávamos definindo a compra de uma empresa concorrente, em situação quase falimentar, e havia muita dúvida entre conselheiros e sócios. O que fiz foi visitar a empresa junto com os executivos, debater exaustivamente as opções, conversar com advogados e com contadores e depois dialogar com os membros mais renitentes do Conselho. Só avançamos após um escrutínio técnico aprofundado dos ônus e bônus da operação e após vencermos o sentimento de medo e apego à manutenção do status quo, presente na cabeça da maioria…


Não era simplesmente a compra de um negócio. O que acontecia era vencer uma cultura corrente de “deixa como está para ver como é que fica”. Foi preciso a sensibilidade e visão dessa situação para utilizar dos “remédios” corretos.

A empresa, a partir deste ponto, foi outra e começou a crescer aceleradamente, após décadas de imobilismo e resultados incrementais e aleatórios!!!


Enquanto debatíamos os casos e conceitos durante nosso programa DPC - Desenvolvimento de Presidentes de Conselho - foi ficando claro a todos, nesta terceira semana de outubro de 2024, inclusive para mim, o quanto que essa função demanda de ciência, daquilo que já comprovamos pelo objeto e métodos científicos, mas também o quanto necessita de habilidades e maestria em questões comportamentais, políticas, psicológicas e filosóficas!!!


Não há uma formulação única para a solução das questões enfrentadas por quem exerce esse cargo. Existem caminhos mais prováveis, e algumas regras elaboradas a partir da experimentação!

Avante!




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page