top of page

Os Motivadores para as Empresas Privadas de Capital Fechado adotarem a Governança Corporativa e seus Mecanismos

  • Foto do escritor: CELINT
    CELINT
  • há 22 horas
  • 1 min de leitura

Ao pesquisar o assunto “Governança Corporativa”, normalmente encontra-se citações de motivadores que podem levar as empresas a adotarem a governança. Também é comum encontrar, citações genéricas tais como instrumentos, sistemas, meios ou ferramentas que são interpretados como sinônimos de mecanismos que evidenciam a existência da Governança Corporativa nas empresas.



Este estudo concentra-se exclusivamente no universo de empresas privadas classificadas como sociedade limitada ou sociedade anônima de capital fechado e busca identificar os motivadores que levam as empresas a adotarem a Governança Corporativa e seus mecanismos relacionados à prática da governança.


Através de uma pesquisa bibliográfica, construiu-se o embasamento teórico via levantamento e análise crítica das literaturas acadêmicas (teóricas e práticas) encontradas sobre o tema pesquisado, buscou-se identificar os motivadores e os mecanismos reportados nestes documentos.


Através de uma pesquisa aplicada a 91 profissionais atuantes na área ou em áreas correlatas à Governança Corporativa e influentes no processo decisório das empresas em que atuam ou atuaram, buscou-se comprovar a aplicação deles, bem como identificar-se outros motivadores e mecanismos antes não percebidos. Produziu-se, então, um conjunto de 16 motivadores para as empresas de capital fechado adotarem a Governança Corporativa e outro conjunto de 15 mecanismos.


Espera-se que ambas as coletâneas possam contribuir no processo decisório empresarial para a adoção da Governança Corporativa e seus mecanismos. Boa leitura e estamos à sua disposição para avançarmos com a governança da sua organização, bem como com o seu desenvolvimento educacional enquanto Conselheiro Consultivo.





Comments


bottom of page